PÓS-GRADUAÇÃO EM Nutrição e GASTRONOMIA VEGANa

Apresentação
 
O
curso de Pós Graduação em Nutrição e Gastronomia Vegana, ensinará como funciona a rotina de uma cozinha, os cuidados e manipulação de alimentos, os nutrientes adaptados de forma a suprir as necessidades nutricionais da dieta vegana e/ou vegetariana, guias alimentares, trazendo para a prática pratos elaborados e saudáveis, buscando um equilíbrio entre sofisticação, nutrição e simplicidade no preparo dos alimentos. A culinária naturalista é conhecida por criar pratos livres de gorduras, de produtos de origem animal e de alimentos transgênicos.

Informações do Curso

Público-alvo

O curso destina-se a todos os profissionais graduados com conclusão do Ensino Superior em Instituição reconhecida pelo MEC.

Informações Gerais

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360h sendo 90h para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Modalidade: Presencial
Horário das Aulas: 1 final de semana por mês.
- Início 1º semestre de 2019
Investimento: 20 parcelas de R$550,00
Local de Realização do curso: Rua Chamantá 1051 - Parque da Moóca (Vila Prudente) - SP.
Atenção: Essa unidade fica 700 metros do metro Vila Prudente.

salad

Conteúdo Programático

Módulo I: Bases da Gastronomia Vegana - 90h

Microbiologia dos Alimentos

Microrganismos em alimentos. importância dos microorganismos nos alimentos. alterações químicas causadas por microrganismos. principais grupos de microrganismos presentes em alimentos. parâmetros intrínsecos e extrínsecos de crescimento, deterioração microbiana de alimentos. métodos de conservação de alimentos, fontes de contaminação microbiana em alimentos, infecção e toxinfecção alimentar.

Técnicas Básicas de Gastronomia Vegana

O mundo da alimentação e o conhecimento dos fundamentos da formação do profissional em gastronomia adaptado aos veganos. os procedimentos de base aplicados ao conjunto de regras, conceitos, métodos e posturas em cozinha profissional: habilidades e técnicas. a influência do meio ambiente no mundo da alimentação e necessidade de preservação ambiental.

Bases Veganas (Substuição de Proteína Vegetal)

A transição da alimentação tradicional para substituições de proteínas vegetais, é um dos desafios para os veganos em transição ou pessoas que trabalham com esse tipo de alimentação. as adaptações ou modificações se faz necessário para o bom aproveitamento proteico.

Nutrição Aplicada aos Veganos e Vegetariana

A disciplina aborda as normas vigentes para elaboração de trabalhos de natureza científica de acordo com os critérios mínimos da fmabc juntamente com a adesso. projeto de pesquisa. Problema de pesquisa e problematização. objetivos geral e específicos. tipos de pesquisa: bibliográfica; documental e empírica. coleta de dados. instrumentos de coleta de dados. relatório de pesquisa.

Metodologia da Pesquisa Científica

A disciplina aborda as normas vigentes para elaboração de trabalhos de natureza científica de acordo com os critérios mínimos da fmabc juntamente com a adesso. projeto de pesquisa. problema de pesquisa e problematização. objetivos geral e específicos. tipos de pesquisa: bibliográfica; documental e empírica. coleta de dados. instrumentos de coleta de dados. relatório de pesquisa.

Módulo II: Gastronomia Aplicada aos Veganos - 90h

Confeitaria Vegana

O cuidado com os ingredientes e as técnicas, fazem da confeitaria vegana saborosa e com técnicas específicas na troca e adaptação dos ingredientes.

Panificação Vegana

A panificação vegana requer além da substituição dos ingredientes tradicionais, aplicações de técnicas e conceitos diferenciados para se obter um pão e seus subprodutos com qualidade e saborosos.

Gestão e Empreendedorismo

A disciplina apresenta noções das funções administrativas necessárias à administração de restaurantes e similares e aplica conceitos de empreendedorismo ensinando o aluno a implantar seu conhecimento seja para abrir seu próprio negócio ou para ser consultor confeiteiro gastronômico.

Nutrição Esportiva para Veganos e Vegetarianos

Se ouve muito dizer que a boa saúde está aliada com uma alimentação saudável e práticas esportivas e com essa disciplina a boa alimentação é apresentada a fim de manter ou recuperar esportistas e atletas adeptos à alimentação vegana e vegetariana.

Gastronomia Clínica (Hospitalar e Consultório)

A disciplina propõe dar ao aluno ferramentas teóricas e práticas aplicando as técnicas gastronômicas adaptando para a alimentação vegana.

Módulo III: Gastronomia Vegana Aplicada - 90h

Eventos e Lazer Aplicados aos Veganos

Vem crescendo a área de eventos e alimentação fora de casa como serviços de catering, confraternizações e o encontro de pessoas veganas, faz com que esses eventos tenha opção para os mesmos. será ensinado nessa disciplina as técnicas de slow food, finger food e hospitalidade.

Cozinha Regional Brasileira Vegana

Influência de populações de índios, europeus, africanos e outros migrantes na confeitaria brasileira. confeitaria da região norte, nordeste, sudeste e sul. a adaptação das preparações com alimentos veganos.

Cozinha Internacional Vegana

A internacionalização da confeitaria. ingredientes, técnicas e particularidade de preparação aplicando as técnicas de alimentos veganos.

Elaboração de Cardápios e Tendências Gastronômicas Veganas

O simbolismo da alimentação projetado nos rituais de refeição e a elaboração de cardápios com técnicas e criatividade. conhecimento de métodos para a apresentação dos pratos e estimular o paladar. novas tendências da área gastronômicas.

Técnicas de Bebidas Alcoólicas e Analcoólicas

Na dieta vegana as bebidas também são tão importantes quanto a alimentação, pois no mercado não há muita opção ou quando há são muito caras, além do vegano ter como iniciativa preparar sua alimentação e bebida.

Requisitos Para a Matrícula

Atenção!

A matrícula deve ser efetivada presencialmente e solicitamos que na ocasião nos apresente os seguintes documentos: 

  • Carteira de identidade;
  • Certidão de nascimento/casamento;
  • CPF;
  • Diploma de graduação devidamente registrado;
  • Histórico do curso de graduação;
  • Comprovante de residência;
  • Currículo Vitae atualizado;
  • Uma foto 3x4.

Requisitos Para a Certificação

Atenção!

Para a obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de latu senso em Gastronomia Vegana, estes terão que marcar presença em 75% das aulas em todas as disciplinas e media de nota acima de 7 pontos.

“Certificado emitido em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC e Instituto Adesso de Gastronomia e Negócios.”