PÓS-GRADUAÇÃO EM CONFEITARIA CLÁSSICA E FUNCIONAL

Apresentação
 
O
curso de Pós Graduação em Confeitaria Clássica e Funcional, alia as práticas da confeitaria clássica adaptando para ingredientes funcionais e aos estudos da Ciência da Saúde, fornecendo ao aluno a compreensão da preparação de alimentos com foco na melhoria da qualidade de vida e da longevidade. A fisiologia da biodisponibilidade dos nutrientes no organismo, aliado às tendências contemporâneas da confeitaria clássica e o conhecimento na manipulação de alimentos e forma de conservação.

Informações do Curso

Público-alvo

O curso destina-se a todos os profissionais graduados com conclusão do Ensino Superior em Instituição reconhecida pelo MEC.

Informações Gerais

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360h sendo 90h para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Modalidade: Presencial
Horário das Aulas: Segunda e Quarta-feira às 19h
Início 1 semestre de 2019
Investimento: 20 parcelas de R$550,00
Local de Realização do curso: Rua Chamantá 1051 - Parque da Mooca (Vila Prudente) - SP 700 metros do metro Vila Prudente

Conteúdo Programático

Módulo I: Ciências da Saúde - 90h

Fisiologia e Bioquímica Aplicada à Confeitaria

Aspectos gerais sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano e a interação com a absorção dos macro e micro nutrientes e introdução às estruturas e funções dos carboidratos, lipídeos e proteínas, bem como a participação dos micronutrientes na absorção e utilização da energia do ciclos de Krebs.

Microbiologia Aplicada à Conservação de Produtos de Confeitaria

Microrganismos em alimentos. Importância dos microorganismos nos alimentos. Alterações químicas causadas por microrganismos. Principais grupos de microrganismos presentes em alimentos. Parâmetros intrínsecos e extrínsecos de crescimento, deterioração microbiana de alimentos. Métodos de conservação de alimentos, fontes de contaminação microbiana em alimentos, infecção e toxinfecção alimentar.

Metodologia da Pesquisa Científica

A disciplina aborda as normas vigentes para elaboração de trabalhos de natureza científica de acordo com os critérios mínimos da FMABC juntamente com a Adesso. Projeto de pesquisa. Problema de pesquisa e problematização. Objetivos geral e específicos. Tipos de pesquisa: bibliográfica; documental e empírica. Coleta de dados. Instrumentos de coleta de dados. Relatório de pesquisa.

Técnicas Básicas de Confeitaria Clássica e Funcional

A confeitaria é o atrativo das refeições, mas geralmente se apresenta com ingredientes que não contribuem para a saúde e a adaptação desses ingredientes funcionais requer técnicas de preparo.

Chocolate Clássico e Funcional

A garantia da qualidade do chocolate e seus produtos vai depender das técnicas aplicadas e do produto em si e a aplicação de substitutos, promove uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Módulo II: Introdução à Panificação e Confeitaria Aplicada - 90h

Bolos, Doces e Sobremesas Clássicas Funcionais

A sobremesa da mais simples a com maior técnica, faz do profissional em confeitaria um mestre do doce e saber as adaptações necessárias são fundamentais para uma alimentação mais saudável.

Confeitaria Artística

A apresentação dos doces na confeitaria faz com que as pessoas se encantem primeiramente pelo olhar, mas sua decoração pode ser elaborada de forma mais saudável e mantendo a qualidade de vida.

Açúcar e Edulcorantes

O açúcar é a base dos doces e sobremesas, no entanto há diversos tipos de açúcares que podem ser utilizados em substituição da sacarose. Edulcorantes, sabendo utilizar, é uma opção de preparo para uma dieta mais saudável.

Introdução à Panificação e Técnicas de Massa Folhada

Muitos doces têm como base a panificação e doces clássicos utilizam-se das técnicas de panificação. Torná-los mais saudáveis e aumentar a longevidade de vida, faz do profissional um difusor no mercado de trabalho.

Sorvetes Sorbet e Sobremesas Geladas

Os doces gelados e suas variações, tem ganhado o paladar de muitos e o crescimento de estabelecimentos para sua venda. A execução com ingredientes mais saudáveis atrai ainda mais os diversos olhares.

Módulo III: Confeitaria Aplicada - 90h

Tendências em Confeitaria

Estudo e aplicação de temas relevantes e atuais para a área de confeitaria e sua aplicação na prática.

Confeitaria Internacional Funcional

A internacionalização da confeitaria. Ingredientes, técnicas e particularidade de preparação aplicando as técnicas de alimentos funcionais.

Cake Design

A disciplina contempla a montagem e decoração de bolos com o uso de pasta americana e glacês e sua adaptação por ingredientes mais saudáveis e funcionais.

Confeitaria Brasileira Funcional

Influência de populações de índios, europeus, africanos e outros migrantes na confeitaria brasileira. Confeitaria da região norte, nordeste, sudeste e sul. A adaptação das preparações com alimentos funcionais.

Gestão, Marketing, e Contabilidade Aplicada à Confeitaria

A disciplina apresenta noções das funções administrativas necessárias à administração de restaurantes e similares e aplica conceitos de empreendedorismo ensinando o aluno a implantar seu conhecimento seja para abrir seu próprio negócio ou para ser consultor confeiteiro gastronômico.

Requisitos Para a Matrícula

Atenção!

A matrícula deve ser efetivada presencialmente e solicitamos que na ocasião nos apresente os seguintes documentos: 

  • Carteira de identidade;
  • Certidão de nascimento/casamento;
  • CPF;
  • Diploma de graduação devidamente registrado;
  • Histórico do curso de graduação;
  • Comprovante de residência;
  • Currículo Vitae atualizado;
  • Uma foto 3x4.

Requisitos Para a Certificação

Atenção!

Para a obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de latu senso em Confeitaria Clássica e Tradicional, estes terão que marcar presença em 75% das aulas em todas as disciplinas e media de nota acima de 7 pontos.

“Certificado emitido em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC e Instituto Adesso de Gastronomia e Negócios.”